top of page

O que é?

Termografia de infravermelho é o registro do calor emitido pelo corpo através de câmeras sensíveis ao infravermelho, também conhecidas como termógrafo ou termovisor. O infravermelho é uma radiação não ionizante do espectro eletromagnético, concebido em 1666 por Isaac Newton, não visível ao olho e emitida também pelo corpo humano.

infra-imag1.jpg

O termógrafo, equipamento usado na captura das imagens térmicas, calcula simultaneamente a temperatura de 76800 pontos ou mais, estabelece os limites superior e inferior e cria uma paleta que associa cores a intervalos de temperatura. Essa paleta oferece uma grande variabilidade de intervalos de representação gráfica tornando o exame mais detalhado. As áreas mais quentes estão coloridas em branco contornadas por vermelho (topo da escala) e as mais frias em azul contornadas por violeta (base da escala).

Trata-se de método para estudos da fisiologia, não invasivo, não destrutivo, mais avançado existente, estendendo a visão humana através do espectro infravermelho, permitindo “enxergar”  imagens de calor emitido pelos corpos. 

thermo-top-1_edited_edited.jpg

Elementos de um termograma:

 

Termograma é a representação gráfica dos valores térmicos obtidos pela câmera de infravermelho, permitindo a análise da fisiologia.

 

Corpo: Dispomos de um equipamento T650 Sc da marca Flir com 640 X 480 (307.200) pixels de resolução. O que nos coloca entre os serviços de maior precisão no Brasil..

Fundo: Conjunto de pontos da parede que fica por trás do paciente. A temperatura deve ser hiporradiante em relação ao corpo, isso facilita a definição da silhueta. Deve ter uma temperatura com variação abaixo de 1°C, refletindo a estabilidade térmica do laboratório.

 

Escala colorida ou em tons de cinza: barra multicolorida localizada na periferia do termograma, onde ocorre a associação visual da cor com o valor equivalente da temperatura. É uma referência de baixa precisão com margem de erro em torno de 1 °C, necessitando de análise de software para valores mais precisos.

 

Temperatura máxima e mínima: os softwares informam os valores da temperatura máxima e mínima, bem como mostram a sua localização no termograma. Dentro de um laboratório de infravermelho é importante que as temperaturas mais baixas estejam localizadas no fundo, formando um plano uniforme facilitando o contraste com a silhueta do corpo.

 

Range: É a diferença entre os extremos de temperatura detectados em um sistema. Reflete a capacidade de detecção do equipamento. Ex: Um ser humano varia a sua temperatura cutânea desde 25°C aos 40°C, o range do equipamento deve poder ler 30% acima e 30% abaixo do span (limites de temperatura), assim, neste caso, o range (42-25=17, 30*17/100=5,1) deve ser de 19,9°C a 45,1°C.

 

Span: É a diferença algébrica entre os limites superior e inferior do termograma.

Resolução: É o mínimo de diferença de temperatura que o sensor consegue discriminar entre dois pontos diferentes (precisão). O ideal é de abaixo de 0,1°C, fixada a 1 metro de distância.

bottom of page