top of page
Foto do escritorThermodiagnose Nogueira

O que é o exame de termografia de infravermelho?


É a representação gráfica, ou impressão, dos valores da temperatura da pele de forma colorida de acordo com a escala na lateral da imagem.

A escala tem uma temperatura máxima representada pela cor branca seguida da cor vermelha e tem uma temperatura mínima representada pela cor preta seguida da cor violeta.

O gradiente térmico mostra o predomínio de temperaturas altas do umbigo para cima e as baixas temperaturas do umbigo para baixo. Normalmente a transição térmica se faz de modo suave, não superando 1°C em uma área estudada.

A variação súbita de 1°C para mais, exemplo 32°C para 33°C em um ponto, é chamada hiperradiação, a variação para menos, exemplo 32°C para 31°C, é chamada de hiporradiação.

A hiperradiação pode evidenciar inflamação num ponto (Trigger), num tendão, num vaso (microcirculação ou estase venosa),n um órgão (viscerátomo), numa articulação etc.. Já a hiporradiação é resultado da ação do sistema nervoso simpático agindo sobre a microcirculação causando vasoconstricção, em geral significa dor neuropática aguda reflexa.

A febre (hipertermia) é um fenômeno fisiológico que se caracteriza pelo fechamento dos poros na pele, o que impede a sudorese, responsável pela evaporação, mecanismo de eliminação do excesso de calor no corpo.

Prá que serve a termografia? Para localizar e classificar as dores. Ajudando no diagnóstico e na forma de tratamento a ser empregado.


684 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page